• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Alan Sanches lamenta desabastecimento de vacinas no interior da Bahia: “inaceitável”
Política

Alan Sanches lamenta desabastecimento de vacinas no interior da Bahia: “inaceitável”

Deputado vai protocolar requerimento para cobrar explicações da Secretaria de Saúde

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Alan Sanches lamenta desabastecimento de vacinas no interior da Bahia: “inaceitável”

Foto: Sandra Travassos/ALBA

O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), criticou o desabastecimento de vacinas para crianças em cidades do interior do estado. De acordo com um estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), há falta de imunizantes essenciais, como os contra catapora, febre amarela e meningite C. 

O parlamentar chamou atenção para o fato de a Bahia ter registrado o maior número de casos de catapora no país em 2024. 

“Estamos falando de uma questão de saúde pública que deveria ser tratada como prioridade. Não é aceitável que, em pleno 2025, tenhamos crianças expostas a doenças que poderiam ser prevenidas com vacinas”, pontuou Sanches, que é médico por formação. 

Em nota técnica, o Ministério da Saúde reconheceu que houve dificuldades pontuais, mas lembrou que a logística de abastecimento é de responsabilidade compartilhada com os estados, razão pela qual faz o deputado Alan Sanches cobrar explicações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

“Essa falta de vacinas é mais uma prova de que o alinhamento político do PT da Bahia com o governo federal não passa de discurso eleitoral. Na hora H, na vida real, eles não resolvem nada. É o mesmo que acontece, por exemplo, com a ViaBahia”, denunciou. 

O deputado anunciou que vai protocolar um requerimento para que a Sesab preste esclarecimentos na Assembleia Legislativa e apresente um plano de ação concreto para normalizar o abastecimento de vacinas nos municípios baianos.

“O direito à vacinação é um direito fundamental e as famílias baianas não podem pagar o preço da incompetência e da omissão do governo estadual. O silêncio e a ineficiência da Sesab sobre o tema são alarmantes, especialmente quando a secretária Roberta Santana tem se mostrado mais ativa nas articulações políticas e eleitorais do que no cumprimento das responsabilidades à frente da pasta”, concluiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário