Alckmin anuncia investimento em transformação tecnológica de pequenas e médias indústrias
Investimento faz parte da política de neoindustrialização do governo
Foto: Reprodução
O vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira (06), o investimento de R$1,5 bilhão em transformação tecnológica de pequenas e médias indústrias, colocando as empresas posicionadas para "fábricas inteligentes".
A iniciativa faz parte da nova fase do programa Brasil Mais Produtivo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Sebrae e o Senai. Os recursos virão do BNDES, da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), do Sebrae, do Senai e do próprio MDIC, e serão investidos em quatro etapas entre 2023 e 2026, a saber:
Na primeira etapa, cerca de 200 mil Micro, Pequenas e Médias Empresas serão atendidas com acesso a materiais, cursos e ferramentas relativos à produtividade e transformação digital.
Já na segunda etapa 50 mil Micro e Pequenas Empresas, que receberão orientação e acompanhamento contínuo dos Agentes Locais de Inovação do Sebrae para aumento de produtividade.
A terceira etapa será divida em duas partes, na primeira 30 mil Micro e Pequenas Empresas serão atendidas por consultorias e formação profissional do Senai e soluções do Sebrae, e na segunda 3 mil Micro, Pequenas e Médias Empresas serão atendidas por consultorias e formação profissional do Senai, via recursos do MDIC/ABDI.
Já na quarta e última etapa, mais de 10 mil empresas serão atendidas pelo Senai, de modo a aplicar a transformação digital ou soluções de tecnologias 4.0 para aumento da competitividade. Estas atividades habilitarão as empresas brasileiras a participarem do processo de inserção nas cadeias globais de valor.