• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Alertas de desmatamento na Amazônia têm pior marca da série histórica em 2022
Brasil

Alertas de desmatamento na Amazônia têm pior marca da série histórica em 2022

Segundo Inpe, foram registrados 10.267 km²

Por Da Redação
Ás

Alertas de desmatamento na Amazônia têm pior marca da série histórica em 2022

Foto: Nilmar Lage / Greenpeace / Divulgação

Dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados nesta sexta-feira (6), mostram que, de janeiro até o último dia 30 de dezembro de 2022, o acumulado de alertas de desmatamento na Amazônia Legal foi de 10.267 km². Essa é a pior marca da série histórica anual do Deter, o sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real do instituto. 

O índice leva em conta o chamado ano civil, que é o período total de janeiro a dezembro. Antes mesmo de fechar o ano, em outubro do ano passado, os dados do instituto já apontavam para esse recorde. Agora, com os dados completos de 2022, o acumulado de alertas de desmatamento na Amazônia foi de 218,41 km². O número equivale ao tamanho da cidade do Recife (PE) em área.

Esse, portanto, é o terceiro pior dezembro da série histórica do Deter, atrás apenas de 2017 e 2015, quando as áreas de desmate chegaram a 288 e 266 km², respectivamente. Embora dezembro de 2021 tenha registrado um número relativamente mais baixo de desmate (87 km²), o início de 2022 apontou a maior taxa de alerta para um primeiro semestre em sete anos de medição na Amazônia Legal, região que corresponde a 59% do território brasileiro.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.