Aliado de Bruno Reis e ACM Neto, Cacá Leão teria enviado emenda para obras investigadas pela PF na Bahia
Ex-deputado federal e atual secretário de governo da Prefeitura de Salvador também é ligado a Elmar Nascimento
Foto: Divulgação
As obras de pavimentação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) na Bahia, investigadas pela Polícia Federal (PF) por suspeita de desvios, foram sugeridas pelo ex-deputado federal e atual secretário de Governo da Prefeitura de Salvador, Cacá Leão (PP). A informação foi divulgada pela colunista Natália Portinari, do UOL.
Os contratos sob suspeita foram firmados em 2021 entre o Dnocs e a empresa Allpha Pavimentações, utilizando recursos do "orçamento secreto", a pedido do aliado do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil).
Vale ressaltar que o Supremo Tribunal Federal (STF) já declarou inconstitucional a prática de repasse de recursos desse tipo de emenda. Após a repercussão do caso, Cacá afirmou que não sabia qual era a empresa executando as obras de pavimentação.
Na manhã de terça-feira (10), a PF deflagrou uma operação para investigar peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e fraude em licitações no Dnocs. A operação cumpriu 17 mandados de prisão preventiva, além de mandados de busca e apreensão, e bloqueou R$ 162 milhões em bens atribuídos aos crimes investigados.
- LEIA MAIS: Operação Overclean: saiba quem são os presos e como cada um participou de esquema de desvios milionários em contratos públicos na Bahia
- Operação da PF desarticula esquema de desvio milionário de recursos públicos em cinco estados; oito servidores foram afastados
Cacá é aliado de Elmar Nascimento
Compondo a base do grupo político do vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, Cacá Leão faz parte do governo do prefeito Bruno Reis e é aliado do deputado federal Elmar Nascimento, líder do União Brasil na Câmara.
O primo de Elmar e ex-secretário executivo de Campo Formoso (BA), Francisco Nascimento, foi um dos presos na operação da PF por suspeita de participar de fraudes em licitações. Assim como o Dnocs, o município de Campo Formoso tem contrato com a Allpha Pavimentações.
LEIA TAMBÉM: Primo de Elmar Nascimento jogou sacola de dinheiro pela janela antes de ser preso pela PF, diz colunista
>'Não tem nada a ver com o deputado Elmar Nascimento', diz Marcinho Oliveira sobre operação da PF
Por isso, a prefeitura acabou sendo incluída na investigação. O município é administrado por Elmo Nascimento, irmão de Elmar. Hoje vereador, Francisco é suspeito de integrar uma organização criminosa que fraudava concorrências com a Allpha Pavimentações, pagando propina a servidores públicos e lucrando com superfaturamento em contratos.