Aliado de Haddad, Rafael Dubeux é escolhido para vaga em conselho da Petrobras
Governo federal tem direito a 6 dos 11 assentos na administração da estatal
Foto: Reprodução / Redes sociais
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), decidiu indicar Rafael Dubeux, atual secretário-executivo-adjunto da pasta, para o conselho de administração da Petrobras. Atualmente, ele é um dos responsáveis pela elaboração do plano de transformação ecológica do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a indicação visa fortalecer o plano de transição verde da Petrobras.
O convite para a Fazenda ocupar uma das vagas do governo no conselho da estatal foi anunciado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD). Segundo ele, a presença de um integrante da pasta na Petrobras “é mais do que natural”.
O governo federal tem direito a 6 dos 11 assentos no conselho de administração da empresa. As outras 5 cadeiras são ocupadas por acionistas minoritários e funcionários da companhia.
Presidência da Petrobras
Lula se reuniu com os ministros Alexandre Silveira, Fernando Haddad e Rui Costa, além do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, na segunda-feira (11). Sobre uma possível saída de Prates do cargo, Silveira classificou o assunto como "mera especulação".
“Em nenhum momento isso foi cogitado. E, conforme destacou o ministro [Fernando] Haddad, o que foi feito hoje foi uma reunião extremamente produtiva para tratar de transição energética”, afirmou o ministro.