Aline Peixoto é escolhida para vaga de conselheira do TCM-BA
Ex-primeira-dama da Bahia recebeu 40 votos
Foto: Amanda Oliveira/GOVBA
A enfermeira Aline Peixoto, esposa do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), foi escolhida na tarde desta quarta-feira (8), em sessão ordinária no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), para ocupar a vaga de conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Ao todo, a ex-primeira-dama da Bahia recebeu 40 votos contra 19 do ex-deputado, Tom Araújo, 4 votos foram nulos.
Segundo o regimento, para ser eleito ao cargo, o postulante precisava de pelo menos 32 votos, considerada maioria simples entre os parlamentares - o total é de 63.
A votação foi secreta e os deputados foram proibidos de usar celulares no momento da votação. O cargo de conselheiro é vitalício e tem salário de R$41 mil.
Indicada para a vaga, Aline Peixoto foi sabatinada por deputados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na última segunda-feira (6) e teve a candidatura aprovada por unanimidade. Ela disputava o cargo com o ex-deputado Tom Araújo (União Brasil). A vaga na Corte estava aberta desde o ano passado, quando o conselheiro Raimundo Moreira se aposentou.
Conforme o currículo de Aline Peixoto, divulgado no Diário Oficial da Alba, ela tem como experiências profissionais o cargo de presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, enquanto era primeira dama do estado, além de ter sido assessora especial da Secretaria de Saúde da Bahia e diretora do Hospital Geral de Ipiaú. Os dois cargos foram ocupados antes de 2015, ano em que Rui Costa assumiu o primeiro mandato de governador da Bahia.