Almirante assume Secretaria Especial no Planalto
Cargo passa a se reportar diretamente ao presidente
Foto: Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro nomeou mais um militar para despachar com ele no Palácio do Planalto. Trata-se do almirante Flávio Augusto Viana Rocha, que assume o posto de secretário especial de Assuntos Estratégicos, no lugar de Bruno de Souza. Com o almirante no comando, a SAE ganha um novo status. A secretaria deixa de ser um departamento interno da Secretaria-Geral da Presidência e passa a funcionar de forma independente, sendo vinculada diretamente ao gabinete presidencial. A nomeação de Flávio Rocha e o decreto que eleva a posição da secretaria estão publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta, 14.
Bolsonaro vinha se queixando de sobrecarga com a coordenação do governo, que deveria ser executada pela Casa Civil. A avaliação interna, segundo auxiliares do Planalto, é que Onyx Lorenzoni não conseguiu gerenciar a Esplanada, e a tarefa acabou sendo feita diretamente pelo presidente.
Também nesta sexta o presidente formalizou no DOU a troca já anunciada no comando da Casa Civil, que ficou com o general Walter Braga Netto. Onyx sai do Planalto para ficar à frente do Ministério da Cidadania, antes chefiado por Osmar Terra, que reassumirá seu mandato de deputado federal.