• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • América Latina: Argentina registra 1º caso de hepatite misteriosa em criança
Saúde

América Latina: Argentina registra 1º caso de hepatite misteriosa em criança

Europa e Estados Unidos têm mais de 200 casos da doença, de origem desconhecida

Por Da Redação
Ás

América Latina: Argentina registra 1º caso de hepatite misteriosa em criança

Foto: Agência Brasil

A Argentina registrou, nesta quinta-feira (5), o primeiro caso de hepatite aguda grave de origem desconhecida da América Latina. A informação foi publicada pelo Ministério da Saúde do país.

O diagnóstico foi detectado em um menino de 8 anos, que se encontra internado no Hospital das Crianças, localizado no município de Rosario, Santa Fé.

A doença, de origem ainda desconhecida, apresenta quadros graves e pode chegar a resultar em necessidade de transplante de fígado, além de morte. Até o momento, os locais que mais registraram casos da doença foram nos Estados Unidos e Europa. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que, até o dia 3 de maio, mais de 200 casos da doença foram registrados em 20 países. O maior número foi reportado no Reino Unido, primeiro país a detectar um caso da doença. Até 25 de abril , haviam 145 casos confirmados no país, sendo a maioria em crianças até 5 anos.

Já nas Américas, até o momento, os Estados Unidos eram o único país a registrar casos da hepatite aguda grave, com 9 casos contabilizados até 18 de abril, em crianças entre 1 e 6 anos.

Em número de mortes, até o momento foi apontado o falecimento de uma criança no Reino Unido e outras três na Indonésia em decorrência da doença. Já o governo americano investiga um óbito suspeito. 

Segundo a OMS, a hepatite é uma inflamação que atinge o fígado causada por uma variedade de vírus infecciosos (hepatite viral) e agentes não infecciosos. No entanto, os vírus comuns que causam hepatite viral aguda (vírus da hepatite A, B, C, D e E) não foram apontados como presentes em nenhum dos diagnósticos.  

Dentre os sintomas estão infecção aguda, com presença de icterícia, que costuma ser precedida por sintomas gastrointestinais, como dor abdominal, diarreia e vômitos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.