Americanas diz que site volta a funcionar 'gradualmente' após ficar fora do ar
Em nota, empresa disse que não há evidência de vazamento de dados
Foto: Reprodução
O grupo Americanas, responsável pelas marcas Submarino, Americanas, Sou Barato e Shoptime, informou nesta quarta-feira (23), por meio de nota, que está restabelecendo "gradualmente e com segurança" os serviços de e-commerce. Os sites Americanas e Submarino estavam fora do ar desde o último sábado (19), sob suspeita de um ataque hacker.
A situação derrubou as ações da empresa e a fez perder mais de R$ 3 bilhões em valor de mercado, segundo economistas. Após a detecção das falhas de acesso, a empresa retirou do ar os portais de outras marcas do grupo, o Sou Barato e o Shoptime, por questões de segurança, mas não deu detalhes da decisão. Ainda no comunicado, o grupo disse ainda que "não há evidência de que houve vazamento de dados".
Veja o comunicado na íntegra:
A Americanas informa que está restabelecendo gradualmente e com segurança seus ambientes de e-commerce desde quarta-feira (23/02), suspensos em razão de incidente de segurança do qual foi vítima entre os dias 19 e 20 de fevereiro. Não há evidência de comprometimento das bases de dados. As equipes continuam mobilizadas, com todos os protocolos de segurança, e atuarão para a retomada integral no mais curto espaço de tempo. A Companhia reforça que a segurança das informações é sua prioridade e que continuará mantendo o mercado, clientes e parceiros atualizados."