Andamos no novo jipinho da Suzuki: Jimny Sierra
Com tração 4X4 e tamanho menor que o de um Kwid ou Up, ele tem motor 1.5 e grande capacidade off-road
Mostrado no Salão do Automóvel de 2018, o Suzuki Jimny Sierra chega quase ano depois ao mercado brasileiro. Super compacto, com motor 1.5 e tração 4X4, parece difícil que um carro desse faça sucesso por aqui. Mas saiba que já existe fila de espera por ele no Brasil. Assim, o Farol da Bahia conheceu de perto a nova geração do Jimny que chega importada do Japão em três versões.
O Jimny Sierra (nome da versão topo no Japão) adota estilo retilíneo que estreou em 1970 e funcionalidade com capô e teto planos, evitando reflexos e permitindo a instalação de racks superiores. Os para-lamas são mais largos e com textura anti-risco, os vidros e para-brisa estão mais verticais, tudo para evitar acúmulo de sujeira na carroceria. As duas portas abrem em três estágios e mostram bom isolamento da poeira e sujeira externas.
São apenas 3,64m de comprimento 1,64m de largura e 1,72m de altura com 2,25m de entre-eixos e altura em relação ao solo de 210mm. Ângulo de entrada tem 37 graus e na saída são 49 graus. Portanto, longe de ser um SUV para o shopping, embora ele caiba em qualquer vaga apertada, o Jimny chega mais preparado para sair da estrada.
O Jimny Sierra tem o novo motor 1,5 litro com16V e 108cv a gasolina com 14,1kgfm de torque. Está disponível com câmbio automático Aisin de quatro marchas nas versões 4You AT e 4Style, com modo "low", para baixas velocidades ou ainda o câmbio manual de cinco marchas fabricado pela própria Suzuki.
Além da tração 4X4 com reduzida AllGrip, o Jimny Sierra tem controle de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampas e Hill Descent que funciona tanto no 4X4 quanto na reduzida. No Jimny Sierra há dois airbags dianteiros e freios ABS.
Outro item de série é a multimídia JBL de 7'' com conexão para Apple Car PLay e Android Auto, bluetooth e entrada USB. São oito cores com a possibilidade do teto vir na cor preta: Amarelo Kinetic (veículo da foto), Azul Brisk, Bege Chiffon, Branco Superior, Cinza Medium, Prata Silky, Preto Bluish e Verde Jungle.
Com maestria, ele é capaz de subir e descer qualquer obstáculo sem perder a tração em pisos com areia, lama ou cascalho, situação que pudemos provar neste primeiro contato com o Jimny.
O motor 1.5 aspirado de 108cv se mostrou ágil na cidade, graças ao torque aliado ao baixo peso de 1.075kg. Em vias expressas a cerca de 80Km na ciadde é silencioso e econômico e na estrada a 100km/h apresenta ruído mais elevado (3.000rpm) e uma quinta marcha adicional faz falta. Em estrada de terra batida foi possível notar que os novos coxins e a barra estabilizadora mais larga fazem toda a diferença em comparação com o antigo Jimny. Ao sairmos da estrada, encaramos aclives com areia e muita erosão onde o sistema de tração se mostrou sempre eficiente. A vantagem de um carro estreito é permitir que ele entre onde um SUV maior não consegue entrar. A tração reduzida (4X4L) confere torque elevado acompanhado por um ruído característico enquanto o Jimny entrega segurança em subidas e descidas onde o controle eletrônico também melhora a experiência a bordo.
Jimny Sierra 4You MT - R$ 103.990,00
Jimny Sierra 4You AT - R$ 111.990,00
Jimny Sierra 4Style - R$ 122.990,00
Sem concorrentes em sua classe, o Jimny tem tamanho menor que qualquer compacto brasileiro e capacidade off-road que os concorrentes não tem. Se considerarmos modelos 4X4 mais acessíveis, ele compete com o Jeep Renegade Trailhawk, na faixa de R$ 140 mil, outros modelos com tração integral na faixa de R$ 180 mil, o Troller T4 de R$ 140 mil ou os caríssimos Jeep Wrangler que oferecem motores maiores mas nivelados acima dos R$ 200 mil.