André Mendonça interrompe julgamento sobre mandato de bolsonarista cassado
A votação de todos os 11 ministros do STF foi aberta à meia-noite desta terça-feira (7). Mendonça pediu vista do processo à 0h01
Foto: Nelson Jr/SCO/STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça paralisou o julgamento no plenário virtual que analisaria a suspensão da cassação do deputado bolsonarista Fernando Francischini (União-PR). A votação de todos os 11 ministros do STF foi aberta à meia-noite desta terça-feira (7). Mendonça pediu vista do processo à 0h01. Com isso, o julgamento está paralisado até que ele devolva o processo para análise. Não há prazo definido para que isso aconteça.
O parlamentar paranaense foi cassado em outubro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por propagação de informações falsas contra o sistema eleitoral. Na última quinta-feira, 2, Nunes Marques derrubou a decisão.
A votação em plenário virtual foi determinada pelo presidente do STF, ministro Luiz Fux, após pedido da ministra Cármen Lúcia, relatora de um recurso do suplente de Francischini contra a decisão de Marques. Ainda assim, o ministro levou à Segunda Turma da Corte o processo.
Cármen já havia votado contra a decisão de Nunes Marques, bem como o ministro Edson Fachin.