Animal ameaçado de extinção, é achado em uma cisterna em zona rural no interior da Bahia
Gato-mourisco foi resgatado e libertado na Serra do Mucambo, área de proteção ambiental definitiva de Conceição do Coité, a 229 km da capital
Foto: Divulgação/Adema
Ameaçado de extinção, um gato-mourisco foi achado na zona rural na cidade de Conceição do Coité, a 229 km da capital da baiana. O animal estava aprisionado na cisterna de uma chácara no distrito de Bandiaçu.
O animal foi achado pelo dono da chácara que, com medo de tirá-lo sozinho, chamou a Brigada Águia Resgate. O gato-mourisco foi resgatado em segurança, examinado por um médico veterinário e libertado na Serra do Mucambo, um local de proteção definitiva, na cidade de Conceição do Coité.
O nome científico do gato-mourisco é Herpailurus yagouaroundi. O animal passa por uma grande ameaça de extinção. Segundo o biólogo, Edinei Mercês, a demolição do hábitat natural, perante o desmatamento da Mata Atlântica e da Caatinga, tem obrigado o predador a adentrar áreas de agricultura e pecuária, locais em que muitos deles são assassinados de maneira indiscriminada. O biólogo reforçou que o animal não é agressivo.
O gato-mourisco é conhecido também como jaguarundi e gato do mato vermelho, depende da região. Na fase adulta, ele pode medir quase 70 centímetros de comprimento, fora a cauda, que pode chega a quase 40 centímetros. "Duas vezes maior que um gato doméstica", disse o biólogo.