• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • ANP lança ferramenta para consulta sobre capacidade de estoque de combustíveis
Brasil

ANP lança ferramenta para consulta sobre capacidade de estoque de combustíveis

Painel disponibiliza informações sobre quantidade e localização das instalações

Por Da Redação
Ás

ANP lança ferramenta para consulta sobre capacidade de estoque de combustíveis

Foto: Saulo Cruz/MME

A Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP) lançou nessa quinta-feira (9) um painel dinâmico que permite acesso à informações relacionadas à capacidade de estoque dos combustíveis. Na ferramenta, são disponibilizados dados como a quantidade e localização das instalações no Brasil.

A plataforma, no entanto, não informa sobre o volume estocado. Os dados incluem as capacidades de estoque de GLP, petróleo, combustíveis de aviação e biocombustíveis.

O painel aponta que, atualmente, o Brasil conta 1.644 instalações, que possuem capacidade total de 58 milhões de metros cúbicos, ou seja, 58 bilhões de litros. Do total, as capacidades de armazenamento por tipo de produto são divididas em: petróleo – 11,7 bilhões de litros; derivados de petróleo e biocombustíveis – 43,3 bilhões; e GLP (gás de cozinha) – 956 mil metros cúbicos.

Da capacidade total de armazenamento de 11,7 bilhões de litros de petróleo, 6,7 bilhões estão localizados em refinarias (57,2%), 5 bilhões em terminais (42,7%) e 672 (1%) em polos de processamento de gás natural.

Atualmente, o país discute sobre a possibilidade de desabastecimento de diesel, em razão da restrição na oferta de derivados de petróleo em todo o mundo, devido ao avanço das sanções do Ocidente ao petróleo da Rússia.

Segundo a Petrobras, o abastecimento nacional “requer uma atenção especial”. “Como o país é estruturalmente deficitário em óleo diesel, tendo importado quase 30% da demanda total em 2021, poderá haver maior impacto nos preços e no suprimento. Esse quadro se acentua dado que o consumo nacional de diesel é historicamente mais alto no segundo semestre devido às sazonalidades das atividades agrícola e industrial“, disse a empresa, em nota divulgada na última quarta-feira (08).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário