Economia

ANS barra venda de controladora de planos individuais da Amil

A decisão foi tomada em reunião extraordinária da agência

Por Da Redação
Ás

ANS barra venda de controladora de planos individuais da Amil

Foto: Reprodução/R7

A diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu barrar a venda e mudança societária da APS (Assistência personalizada à Saúde), que controla aproximadamente 340 mil planos de saúde individuais da Amil. A decisão foi tomada em reunião extraordinária da agência nesta terça-feira (8).

Até uma nova decisão da agência, a APS "continua sendo uma operadora do Grupo Amil e de inteira responsabilidade do Grupo Amil", informou a ANS.

Em dezembro de 2021, a Amil vendeu toda a sua carteira de planos de saúde individuais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná para a APS. Ambas as operadoras pertencem à UnitedHealth. Com isso, desde de janeiro, APS é responsável pela assistência à saúde dos 330 mil clientes que foram transferidos da Amil.

Como informou a ANS, a decisão de impedir que os sócios da APS se retirem do quadro social da empresa, assim como a desautorização da atual controladora da Amil sair do quadro social da Amil neste momento foi tomada "em razão da ausência de informações à reguladora sobre a suposta aquisição do controle societário da APS".

A venda está sendo negociada para um grupo de investidores formado por Fiord Capital, Seferin & Coelho e HVK. O valor da transação é de R$ 2,3 bilhões, sendo que pouco menos de R$ 1 bilhão refere-se a reservas financeiras exigidas pela autarquia.

De acordo com a ANS, a agência questionou a Amil sobre a aquisição do controle da APS, a capacidade financeira dos novos sócios para garantir a sustentabilidade da operadora e o valor envolvido na operação. "Sem respostas satisfatórias, a diretoria decidiu seguir a orientação técnica de suspender a retirada da atual controladora do Grupo Amil do quadro social neste momento", informou.

Conforme o comunicado, os representantes do Grupo Amil se comprometeram a cumprir os protocolos exigidos pela regulação e informaram que vão registrar a documentação necessária para a alteração da estrutura societária para verificação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.