Ao vivo: general Gonçalves Dias é ouvido pela CPI do 8 de Janeiro nesta quinta-feira (31)
Depoimento é visto pelos parlamentares de oposição como uma “peça chave”
Foto: Lula Marques/Agencia Brasil
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro ouve nesta quinta-feira (31) o general Marco Edson Gonçalves Dias, que era ministro do Gabinete de Segurança Institucional no dia das invasões às sedes dos Três Poderes, em Brasília.
O depoimento é visto pelos parlamentares de oposição como uma “peça chave” na tentativa de esclarecer “providências adotadas e o desdobramento das investigações conduzidas pelo governo federal”, de acordo com o senador Sergio Moro.
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que o general Gonçalves Dias recorra ao silêncio em questionamentos que não desejar responder durante a oitiva.
Escolhido para comandar a equipe de Segurança do governo Lula, o general pediu demissão da GSI após a divulgação de vídeos de câmeras de segurança em que aparece no Palácio do Planalto, em Brasília, deixando o prédio à mercê dos vândalos, durante as invasões no dia 8 de janeiro.
Entre as falas do general aos parlamentares, ele afirmou que teria sido mais combativo se soubesse as consequências dos ataques às sedes dos Três Poderes. “Olhando para trás, algumas decisões teriam sido tomadas de [maneira] diferente. Teria sido mais duro na repressão, faria diferente“, declarou o militar
Acompanhe ao vivo