Política

Ao vivo: Zanin toma posse como ministro do STF

Cerimônia solene acontece no plenário da corte

Por Da Redação
Ás

Ao vivo: Zanin toma posse como ministro do STF

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Cristiano Zanin assume nesta quinta-feira (3) o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em uma cerimônia solene marcada  no plenário da corte. A indicação de Zanin ao cargo foi feita pelo presidente da República, e ele ocupará a vaga que ficou aberta após a aposentadoria do ex-ministro Ricardo Lewandowski, em abril.

O magistrado passou por sabatina no Senado, sendo aprovado no dia 21 de junho, com um placar de 58 votos a favor e 14 contra. Sua nomeação foi assinada pelo presidente Lula no dia 5 de julho.

A cerimônia de posse é presidida pela ministra Rosa Weber, atual presidente do STF, e tem aproximadamente 350 convidados, incluindo familiares do novo ministro, parlamentares e outras autoridades.

Ao assumir o cargo, Zanin terá sob sua responsabilidade 530 processos do gabinete de Lewandowski, incluindo temas importantes como  investigações sobre desvios no orçamento secreto e a validade da Lei das Estatais.

Carreira

Com 47 anos de idade, Cristiano Zanin poderá permanecer no cargo até o dia 15 de novembro de 2050, quando completará 75 anos e estará sujeito à aposentadoria compulsória. Isso significa que ele poderá exercer sua função como ministro por um período de até 27 anos.

Nascido em Piracicaba, São Paulo, Zanin é advogado especializado em direito processual civil e já atuou como professor de Direito. Ganhou notoriedade ao defender o ex-presidente Lula durante as investigações da Operação Lava-Jato.

Assista ao vivo:

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.