Apagão cibernético global afeta 8,5 milhões de dispositivos com Windows, informa Microsoft
Ferramenta de segurança da empresa americana Crowdstrike afetou o funcionamento de diversas máquinas com Windows
Foto: Reprodução X/@itsajchan
A Microsoft informou, neste sábado (20), que a pane cibernética que comprometeu sistemas globalmente na sexta-feira (19) atingiu 8,5 milhões de dispositivos. A falha, ocorrida em um dos sistemas de segurança da empresa norte-americana CrowdStrike, resultou na paralisação de computadores, atraso de voos e prejuízos a serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo.
O problema originou-se de uma ferramenta chamada Falcon, usada para detectar possíveis invasões hacker, que apresentou uma falha durante uma atualização de software. A Microsoft, cliente da CrowdStrike, foi uma das afetadas.
"Atualmente, estimamos que a atualização da CrowdStrike afetou 8,5 milhões de dispositivos Windows, ou menos de 1% de todas as máquinas com Windows", afirmou a Microsoft em nota.
A empresa também informou que a CrowdStrike colaborou no desenvolvimento de uma solução escalável para acelerar a correção na infraestrutura Azure. Além disso, a Microsoft trabalhou em parceria com a Amazon Web Services e a Google Cloud Platform para adotar as abordagens mais eficazes.