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Avaliação do MEC: apenas 2% das instituições de ensino superior conseguiram nota máxima

Ministério divulgou dados do Conceito Preliminar dos Cursos (CPC) e do Índice Geral dos Cursos (IGC)

Por Da Redação
Ás

Avaliação do MEC: apenas 2% das instituições de ensino superior conseguiram nota máxima

Foto: Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (12) dois dados importantes na avaliação da qualidade dos cursos e instituições de ensino superior no Brasil: o Conceito Preliminar dos Cursos (CPC) e o Índice Geral dos Cursos (IGC), que integram o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes).

A avaliação realizada em 2018 analisou 8.520 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia e 2.052 universidades, institutos federais, faculdades e centros universitários. Os resultados consideram que apenas 2% das instituições de ensino conseguiram a nota máxima, em uma escala de 1 a 5, onde 1 e 2 são insuficientes e 5 é a nota máxima.

Conceito Preliminar dos Cursos (CPC)

O CPC avaliou os cursos, desses 847 ficaram com notas consideradas insuficientes (1 e 2) e 149 obtiveram a nota máxima (5). Esses dados são importantes para determinar os parâmetros para o MEC e considerar quesitos como a qualidade da formação dos professores, o Conceito de Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o desenvolvimento dos estudantes que estão concluindo os cursos e a percepção dos alunos sobre o processo de formação oferecido, além de definir a participação das instituições em programas do governo.

Áreas de Avaliação do Enade 2018

Bacharelados: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo.

Cursos Superiores de Tecnologia: Comércio Exterior, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Tecnologia em Marketing e Processos Gerenciais.

Em 2018, apenas 1,7 dos cursos obtiveram nota máxima. O índice demonstra uma melhora quando comparado à última avaliação, realizada em 2015, onde apenas 1,2% das instituições conseguiram a nota máxima. Em 2012, o índice foi de 1,5%.

Por outro lado, a nota 2 foi obtida em 9,5% dos cursos, e a nota 1 por 0,4%. Em comparação com os resultados de 2018 com 2015 e 2012, houve um aumento de cursos com nota 1, em contrapartida, uma diminuição dos cursos com nota 2. Em 2015, 11% dos cursos obtiveram a nota 2 e 0,3% tiveram a nota 1. Enquanto em 2012, 11,8% ficaram com nota 2 e 0,2% com nota 1.

As universidades públicas tiveram 1.244 cursos avaliados, sendo que 12 alcançaram a nota máxima. Na rede privada foram 7.259 cursos, sendo 137 com nota máxima. No ponto oposto, a nota 1 foi obtida por 31 universidades privadas e 3 públicas.

Índice Geral de Cursos (IGC)

Das 2.052 instituições avaliadas pelo IGC, apenas 2% tiveram nota máxima. Uma melhora considerável em relação a 2015 e 2012, ano das últimas avaliações. Nos dois anos, apenas 1,1% das instituições haviam conquistado nota máxima. 

Outro ponto positivo que demonstra uma melhora foi a diminuição de instituições consideradas insuficientes. Em 2012, 0,5% delas tinha 1, enquanto 16, 7%, nota 2. Em 2015, 0,4% obtiveram nota 1 e 14,4% nota 2. Neste ano, 0,3 obtiveram notas 1 e 12,6% nota 2.

De acordo com dados divulgados pelo IGC, as universidades públicas federais se destacam, já que nenhuma delas tiveram nota 1 e 2. De 105 instituições, 13 delas tiveram a classificação máxima; 59 obtiveram a classificação 4 e 33 ficaram na média, tirando a nota 3.

No IGC, 1.784 instituições privadas e 246 públicas foram avaliadas. Destas, 27 privadas alcançaram as notas máximas, contra 15 públicas. Mas, nenhuma universidade pública teve a nota mínima, o que ocorreu com 7 privadas.

Entenda os três principais indicadores do Sinaes:

Conceito Enade: Desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no exame aplicado pelo MEC em ciclos – os cursos são avaliados uma vez a cada três anos.

Conceito Preliminar de Curso (CPC): Indicador dos cursos de graduação, calculado a partir da nota do Enade e de outras informações, como uma comparação entre a nota dos estudantes ingressantes e concluintes, do perfil dos professores e dados do questionário respondido pelos participantes do Enade. Cada curso tem o CPC calculado a cada três anos.

Índice Geral de Cursos (IGC): É o indicador que avalia as instituições de ensino superior - públicas e privadas (universidades, centros universitários ou faculdades) -, calculado com base na média do CPC dos cursos nos três anos anteriores, além dos conceitos de avaliação da pós-graduação, que também é trienal.

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