PF faz operação contra candidaturas de laranjas em Roraima
Ação investiga laranjas envolvendo o MDB e o PSD
Foto: Agência Brasil
A Polícia Federal iniciou na manhã desta quarta-feira (11), uma operação que investiga um suposto esquema de candidaturas de laranjas em Roraima, envolvendo o MDB e o PSD para fraudar e desviar recursos do fundo eleitoral na campanha de 2018.
O nome dos envolvidos não foi divulgado pela PF. Segundo a Folha o ex-senador do MDB Romero Jucá e o filho dele, o ex-deputado estadual pelo PSD Rodrigo Jucá, estão entre os investigados.
Dos seis mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral de Roraima para a ação da PF, não houve diligência nas sedes locais dos partidos, mas nas residências dos supostos laranjas e de políticos que teriam sido beneficiados pelo esquema, além de uma empresa de consultoria e assessoria.
Apesar de não informar o número de investigados e os valores totais envolvidos, a PF afirma que identificou candidatas que, apesar dos recursos recebidos, obtiveram número insignificante de votos. Uma candidata laranja teria recebido, por exemplo quase R$ 105 mil e obtido apenas 9 votos.
O MDB de Roraima e Romero Jucá disseram repudiar com veemência as “alegações absurdas vazadas da Operação Títeres de que estariam agindo no intuito de desviar recursos do fundo eleitoral na campanha de 2018”. Eles dizem que o partido, o ex-senador e o filho dele não foram alvo de nenhuma medida na referida operação.