Apenas 32,72% dos cargos de liderança no setor publicitário são ocupados por mulheres, aponta pesquisa
Dados confirmam desigualdade entre homens e mulheres em cargos de chefia no mercado de trabalho
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A 9ª edição do Censo Agências, realizado pelo software Operand, confirmou sub-representatividade feminina entre líderes do setor publicitário. Dos pesquisados, apenas 32,72% se identificam como mulheres, porcentagem que não chega nem a 1/3 do total.
Entre os 541 profissionais em cargos de gestão nas agências ouvidos pela pesquisa, 67,1% se identificam como homens. Uma diferença que confirma a desigualdade entre homens e mulheres em cargos de chefia no mercado de trabalho.
Segundo levantamento realizado pela empresa de consultoria, Grant Thornton, as mulheres ocupavam 38% dos cargos de liderança no Brasil, em 2022. Em 2021, essa porcentagem era de 39%. Apesar da ligeira queda, quando comparado a 2019 (25%) houve um avanço de 13%, mas foi insuficiente para colocá-las lado a lado aos homens.