Aplicativo Mesário inicia treinamento para as eleições 2020 nesta terça-feira (1º)
Certificado de conclusão será expedido ao final de cada turno

Foto: Reprodução
Quem se inscreveu para ser voluntário ou foi convocado para ser mesário nas eleições deste ano vai receber a capacitação a partir desta terça-feira (1º). Em razão da pandemia de Covid-19, o treinamento vai ocorrer atrás do Portal de Educação a Distância do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo aplicativo Mesário, da Justiça Eleitoral, já disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.
Segundo o TSE, "somente em casos excepcionais, como problemas na conexão com a internet ou a falta de acesso às plataformas digitais, o treinamento será presencial, seguindo-se os os protocolos de segurança sanitária".
Os selecionados vão encontrar, na carta de convocação, o local (no caso de treinamento presencial), a data, a turma e a chave de inscrição para o curso. No caso dos mesários voluntários, as convocações poderão ser enviadas por email, WhatsApp ou SMS.
Ainda de acordo com o TSE, "o certificado de conclusão expedido somente terá validade para comprovar a convocação pela Justiça Eleitoral se estiver acompanhado de declaração ou certidão emitida por um cartório eleitoral", a ser fornecida somente depois de cada turno da eleição.
As eleições que ocorreriam nos dias 4 e 25 de outubro, foi postergado pelo Congresso Nacional para os dias 15 e 29 de novembro, como medida protetiva dos eleitores e envolvidos nas eleições contra o novo coronavírus.
Outra modificação no processo eleitoral deste ano é a eliminação da identificação biométrica, cuja obrigatoriedade foi suspensa pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, a conselho do grupo de médicos que presta consultoria ao tribunal.