Após alta, Lula diz estar bem e planeja retomar as atividades na quinta-feira (19)

Presidente foi submetido a dois procedimentos para conter sangramento dentro do crânio causado em queda

Por Da Redação
Ás

Após alta, Lula diz estar bem e planeja retomar as atividades na quinta-feira (19)

Foto: Reprodução/TV Globo

Após seis dias internado devido a realização de dois procedimentos na cabeça, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que está bem e pretende voltar ao comando do Brasil em breve.

Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, exibida no domingo (15) – dia em que Lula recebeu alta hospitalar – o presidente sinalizou para a possibilidade de retomar compromissos depois de quinta-feira (19).

"Vou ficar até quinta-feira, porque eu tenho que fazer uma nova tomografia. E eu quero fazer no mesmo lugar que fiz as outras. Aí, eu vou para Brasília para trabalhar normalmente", declarou.

O presidente relatou ter sido pego de surpresa, na madrugada da última terça-feira (10), com a decisão de médicos de submetê-lo a uma cirurgia. Lula caiu em outubro, no banheiro da residência oficial da Presidência e bateu a cabeça na hidromassagem.

“Eu achei que estava fora de perigo, isso é a verdade. Achei que estava fora de perigo, porque a última ressonância que eu fiz mostrava que estava diminuindo a quantidade de líquido na minha cabeça. Mas era engano meu”, contou.

Ele relatou que sentiu os primeiros sintomas do hematoma no domingo (9). Neste dia, já era possível sentir dor de cabeça, que se agravou um dia depois.
"Achei que era por causa do sol. Não levei muito a sério. Na segunda-feira, eu comecei a sentir alguns movimentos esquisitos na perna, uma certa lentidão", disse.

Durante reunião com os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) respectivamente Lula chamou a médica da Presidência, Ana Helena Germoglio. “Pra falar a verdade, quando eu pedi para chamar a doutora Ana, falei: 'Ana, eu acho que o mundo também acha que é bom a gente marcar uma consulta no Sírio'"

No hospital, foi encontrado um sangramento entre o cérebro e a membrana meninge (que reveste o órgão). Com isso, o presidente passou por duas cirurgias para drenagem do sangue.

Lula afirmou que quer fazer uma reunião com os ministros do governo até o final de dezembro e avalia a possibilidade de participar do Natal dos Catadores, em São Paulo.