Após as superluas de agosto, 2023 reserva mais dois eventos astronômicos
Um eclipse solar anular e um eclipse lunar parcial com datas e detalhes sobre a visibilidade em diferentes regiões do país
Foto: Nasa/Reprodução
Após as duas superluas que ocorreram em agosto, o ano de 2023 ainda reserva ao menos dois eventos astronômicos notáveis para os brasileiros: um eclipse solar anular e um eclipse lunar parcial, ambos em outubro.
O Eclipse Solar Anular acontece 14 de outubro e será visível em grande parte do Brasil. Mesmo nas cidades contempladas com a visão plena do evento, o Sol permanecerá minimamente visível como um anel ao redor da sombra da Lua. Sortudas localidades como Natal (RN), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE) e São Félix do Xingu (PA) terão a oportunidade de observar o fascinante "anel de fogo" ao redor da Lua, criado pela nossa estrela, o Sol. Em outras regiões, como no Centro-Oeste, Sudeste e Sul, os observadores poderão ver o Sol "mordido" pela Lua. É importante lembrar que a observação de um eclipse solar requer a utilização de um filtro especial ou a observação do reflexo do Sol.
O Eclipse Lunar Parcial acontece 28-29 de outubro e terá um alcance menos abrangente em território brasileiro. Tecnicamente, ele passará por algumas cidades do litoral nordestino, localizadas no extremo leste da porção continental do país, além das Ilhas de Fernando de Noronha, Atol das Rocas e São Pedro e São Paulo. No entanto, apenas uma pequena porção da Lua ficará encoberta, o que pode dificultar a observação do fenômeno. Em cidades como João Pessoa, a Lua estará próxima do horizonte no momento em que o eclipse atingir seu máximo. Portanto, mesmo com condições climáticas favoráveis e um local de observação elevado, pode ser desafiador avistar esse eclipse.