Após pedido de Davi Alcolumbre, Ibama diz que exploração de petróleo na Foz do Amazonas passa por análise
Lula tem dito ao presidente do Senado que governo resolverá questão devido aos royalties
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Após solicitação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), o Ibama informou nesta terça-feira (4) que o pedido da Petrobras para exploração de petróleo na Foz do Amazonas segue em análise pela equipe técnica do órgão, sem prazo para uma resposta. Favorável à exploração, o senador pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que o governo autorize a operação.
Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, Lula disse a Alcolumbre que pessoalmente vai resolver a questão e que o Brasil precisa da riqueza gerada pelos royalties. A Petrobras estima que a exploração na região, se autorizada, pode gerar cerca de 14 bilhões de barris.
O tema, no entanto, divide setores do governo desde a posse de Lula, em 2023, gerando tensão entre órgãos favoráveis e contrários à exploração. O Ministério de Minas e Energia, alinhado à Petrobras, defende que a questão está ligada à segurança energética do país.
Já o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, alerta que a área é sensível, incluindo zonas de proteção ambiental e comunidades indígenas.