• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Após polêmica, Filhos de Gandhy volta atrás e remove termo de exclusividade que vetava acesso a homens trans

Após polêmica, Filhos de Gandhy volta atrás e remove termo de exclusividade que vetava acesso a homens trans

Associação foi acusada de transfobia ao divulgar o termo de aceite nesta segunda (24)

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Após polêmica, Filhos de Gandhy volta atrás e remove termo de exclusividade que vetava acesso a homens trans

Foto: Arthur Garcia/Agecom

O Afoxé Filhos de Gandhy se pronunciou, nesta segunda-feira (24), após forte repercussão do termo de aceite que vetava a participação de homens transsexuais. A diretoria da Associação emitiu uma nota oficial e fez uma prévia alteração sobre o décimo tópico do documento.

O comunicado ressalta que o termo de aceite agora constará apenas como "masculino", sem a referência a "cisgênero", e reconhece a transformação da sociedade, com a importância de debates sobre inclusão. Com isso, será convocada uma assembleia-geral para discutir as possíveis alterações e tornar o estatuto mais adequado à realidade atual.

Confira a nota oficial do Afoxé Filhos de Gandhy abaixo:

O Afoxé Filhos de Gandhy, ao longo dos seus 76 anos de história, sempre teve como princípio a valorização da paz, do respeito e da tradição. O nosso estatuto social reflete o percurso e os fundamentos da nossa irmandade, que, durante décadas, tem preservado a sua identidade cultural e religiosa.

Tradicionalmente, e de acordo aos preceitos religiosos que o regem desde o início, o Afoxé Filhos de Gandhy é formado exclusivamente por pessoas do sexo masculino, de toda raça, credo, cor, religião, orientação sexual, partido politico ou classe social.

Reconhecemos que a sociedade está em constante transformação e que debates sobre inclusão são fundamentais. Estamos sempre dispostos ao diálogo respeitoso e à reflexão sobre como manter nossas tradições vivas, ao mesmo tempo em que acolhemos as discussões da sociedade.

Neste sentido, recolhemos o termo de aceitação onde consta a palavra masculino cisgênero, passando a constar apenas do sexo masculino, quanto à alteração no estatuto posteriormente convocaremos uma assembleia geral para discutir o assunto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.