Após viagem de Bolsonaro, Mourão e Lira ao exterior, Pacheco assume presidência da República na sexta (6)
Bolsonaro vai viajar a Georgetown, na Guiana, para participar de uma agenda oficial
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, deve assumir a Presidência da República na sexta-feira (6), em razão de viagens ao exterior do presidente Jair Bolsonaro, do vice-presidente Hamilton Mourão e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Esta será a primeira vez que Pacheco, que também é presidente do Congresso Nacional, assumirá a Presidência da República.
De acordo com informações divulgadas pelo governo, Bolsonaro vai viajar a Georgetown, na Guiana, para participar de uma agenda oficial, e deve retornar ao Brasil no mesmo dia. O Chefe do Executivo já tinha agendado essa visita para janeiro deste ano, mas cancelou a ida após a morte de sua mãe, Olinda, aos 94 anos.
Hamilton Mourão e Arthur Lira também terão compromissos fora do país. O general da reserva do Exército visitará o Uruguai entre quinta-feira (5) e sábado (7). O presidente da Câmara, por sua vez, vai à Nova York esta semana para agenda de compromissos, segundo uma fonte próxima a ele.
Lira e Mourão possuem intenção de se candidatar nas eleições de outubro. Filiado ao Republicanos desde março, o vice-presidente é pré-candidato a uma vaga no Senado pelo Rio Grande do Sul. Já o deputado tentará reeleição para a Casa que preside atualmente.
Caso assumissem a cadeira principal do Palácio do Planalto, neste momento, faltando seis meses para as eleições, os políticos seriam impedidos de concorrer aos cargos que desejam no Legislativo.
A situação também é abordada na chamada Lei das Inelegibilidades. Segundo a norma, os vices que querem disputar outras funções não podem ficar um dia sequer no exercício da Presidência ou dos governos estaduais e municipais nos seis meses anteriores à realização das eleições.