Apple desiste de fazer seu próprio carro elétrico
Projeto foi desenvolvido nos últimos 10 anos
A gigante Apple anunciou a um grupo de 2.000 funcionários que não dará continuidade ao plano de fazer seu próprio veículo elétrico. Um e-mail enviado ao grupo envolvido no projeto foi assinado pelo CEO Jeff Williams e Kevin Linch, vice-presidente da companhia. O projeto era desenvolvido na Califórnia fruto de um investimento não divulgado mas que começou em 2013.
A decisão foi vista de forma positiva e as ações da Apple subiram 0,5% de acordo com um boletim da Bloomberg.
A unidade Special Projects Group ou SPG (grupo de projetos especiais) tinha a participação de centenas de engenheiros automobilísticos envolvidos diretamente no projeto.
Os planos da Apple estavam centrados em lançar um carro autônomo que teria tecnologias inéditas. No entanto essa realidade parece distante com recentes registros de acidentes e até mortes provocadas por falhas nos sensores desses veículos. Já em janeiro, a agência Bloomberg já havia divulgado após entrevistas com executivos da Apple de que o carro elétrico e autônomo da marca poderia nem sair do papel.
Ao longo do tempo a Apple divulgou que esse veículo poderia custar cerca de US$ 100 mil dólares e as questões de custo elevado bem como a desconfiança com tecnologias de tração autônoma levaram a essa decisão.