• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Aras solicita abertura de inquérito epidemiológico e sanitário sobre colapso no Amazonas
Brasil

Aras solicita abertura de inquérito epidemiológico e sanitário sobre colapso no Amazonas

Investigação visa apurar as causas do colapso que geraram apreensão local e nacional

Por Da Redação
Ás

Aras solicita abertura de inquérito epidemiológico e sanitário sobre colapso no Amazonas

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

O procurador-geral da República, Augusto Aras, envia, na manhã desta segunda-feira (18), ao ministro da Saúde Eduardo Pazuello, um ofício solicitando a abertura de inquérito epidemiológico e sanitário para apurar sobre a responsabilidade do colapso no sistema de saúde de Manaus. Ainda segundo a PGR, o procedimento tem como base a legislação federal sobre vigilância epidemiológica, do Programa Nacional de Imunização.  

Aras quer que sejam apontadas "as causas do colapso que geraram estado de apreensão local e nacional quanto à falta de insumos básicos de saúde". O Amazonas teve o número de novas internações dobrados nas últimas semanas e a capital, Manaus, enfrenta a falta de oxigênio para atender a todos os pacientes. 

A investigação tem como objetivo "permitir a definição de diretrizes capazes de impedir a repetição do quadro registrado no Amazonas em qualquer outro ente da Federação". 

O documento ainda pede que seja realizado uma auditoria junto às secretarias de Saúde de Manaus e do Amazonas, "tendo como foco avaliar a existência de recursos financeiros suficientes, aplicação eficiente, planejamento e regularidade na aquisição de insumos para o enfrentamento da pandemia". 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.