• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Arroz está se tornando mais tóxico em decorrência das mudanças climáticas, aponta estudo

Arroz está se tornando mais tóxico em decorrência das mudanças climáticas, aponta estudo

Durante cultivo, alimento absorve níveis anormalmente altos de arsênio, uma potente toxina cancerígena encontrada naturalmente nos solos e na água

Por Da Redação
Ás

Arroz está se tornando mais tóxico em decorrência das mudanças climáticas, aponta estudo

Foto: Reprodução | Reprodução/Green Place

O arroz se tornará cada vez mais tóxico conforme o agravamento do aumento do aquecimento global, segundo uma pesquisa publicada pela revista científica The Lancet Planetary Health, na quarta-feira (16).

Conforme detalhado na edição da revista, por ser cultivado em arrozais submersos e por conta da textura altamente porosa, o alimento absorve níveis anormalmente altos de arsênio, uma potente toxina cancerígena encontrada naturalmente nos solos e na água.

Um grupo de pesquisadores dos EUA e da China se reuniram para observar como diversas espécies de arroz reagiram a aumentos de temperatura e dióxido de carbono. Durante a pesquisa, foi diagnosticado que conforme a temperatura e o CO2 aumentam, paralelamente também há um aumento na concentração de arsênio inorgânico.

A exposição ao arsênio inorgânico está relacionada a problemas como cânceres de pele, bexiga e pulmão, doenças cardíacas e problemas neurológicos em bebês. Em pesquisas anteriores foi identificado que, em regiões do mundo com alto consumo de arroz, o arsênio inorgânico aumenta o risco de câncer.

Os pesquisadores alertam quanto a necessidade do desenvolvimento de variedades de arroz menos absorventes e a educação dos consumidores sobre alternativas ao arroz, como forma de minimizar os riscos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.