Arthur Lira cria três CPI’s na Câmara
Mais cedo, Congresso criou a CPI dos atos do dia 8 de janeiro
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), leu os pedidos e criou nesta quarta-feira (26) três comissões parlamentares de inquérito. Para abertura de uma CPI na Casa, são necessárias pelo menos 171 assinaturas de deputados apoiando o pedido.
As três CPIs vão apurar a atuação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); a manipulação de resultados em partidas de futebol; e as inconsistências bilionárias nas contas das Lojas Americanas.
Com a leitura dos requerimentos, os líderes agora devem indicar a composição dessas comissões. Em seguida, a CPI é instalada e, na mesma reunião, é feita a eleição do presidente e a designação do relator.
A comissão pode atuar também, segundo o regimento da Câmara, durante o recesso parlamentar. A CPI terá o prazo de 120 dias, prorrogável por até metade, para conclusão dos trabalhos.
Atos do dia 8 de janeiro
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), leu nesta quarta-feira (26) o pedido de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar os atos de 8 de janeiro, em Brasília. Com a leitura do requerimento na sessão do Congresso, a CPI mista está criada, faltando apenas a publicação do ato no "Diário Oficial da União".