Assembleia da Fiesp aprova destituição de Josué Gomes da presidência
Afastamento foi confirmado por 47 votos a 1
Foto: Agência Senado
A assembleia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) decidiu na última segunda-feira (16), por 47 votos a 1, destituir Josué Gomes do cargo de presidente da entidade. Com o resultado, Gomes perde imediatamente a função. O processo, no entanto, passa agora pela formalização da ata da reunião em cartório, o que pode levar alguns dias.
A votação foi marcada por gritos de ordem na segunda-feira, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto. A assembleia ocorreu no mesmo dia em que Gomes buscou demonstrar força ao trazer à sede da Fiesp para um almoço com os sindicatos o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB).
Há quase dois meses, o presidente da maior entidade empresarial do país enfrenta acirrada oposição de um grupo de dirigentes fomentada pelo seu antecessor no cargo, Paulo Skaf. Apesar das divergências, Josué chegou a anunciar a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), na próxima reunião da diretoria da Fiesp, no dia 30 de janeiro, e do ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), para o seguinte encontro da cúpula da entidade, em 6 de fevereiro.