• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Astrônomos descobrem gás com “cheiro de ovo podre” em Exoplaneta
Mundo

Astrônomos descobrem gás com “cheiro de ovo podre” em Exoplaneta

Pesquisadores descobriram que um planeta semelhante a Júpiter

Por Da Redação
Ás

Astrônomos descobrem gás com  “cheiro de ovo podre” em Exoplaneta

Foto: Roberto Molar Candanosa/Universidade Johns

Pesquisadores utilizando o Telescópio Espacial James Webb identificaram a presença de sulfeto de hidrogênio na atmosfera do exoplaneta HD 189733b. Esta é a primeira detecção conhecida deste gás fora do nosso sistema solar. Foi dectado um cheiro de "ovos podres".

HD 189733b, classificado como um "Júpiter quente" devido às suas características similares ao maior planeta do nosso sistema solar, apresenta temperaturas extremas e ventos velozes que causam a precipitação de partículas de silicato. A descoberta do sulfeto de hidrogênio expande significativamente o entendimento científico sobre a química atmosférica de exoplanetas.

Publicado na revista Nature, o estudo liderado por Guangwei Fu da Universidade Johns Hopkins destaca a importância de HD 189733b como um marco no estudo dos exoplanetas em trânsito. Os resultados também indicam a presença de água, dióxido de carbono e monóxido de carbono na atmosfera do planeta, sugerindo similaridades com outros gigantes gasosos observados.

Os astrônomos planejam agora explorar outras assinaturas químicas em exoplanetas, utilizando as capacidades avançadas do Webb para analisar com precisão as atmosferas planetárias. Esta pesquisa visa aprofundar o conhecimento sobre a formação e evolução dos sistemas planetários além do nosso próprio sistema solar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.