Ataque reivindicado pelo Estado Islâmico deixa 41 mortos em mesquita xiita no Afeganistão
Explosões aconteceram durante oração nesta sexta-feira (15)
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Um atentado suicida reivindicado pelo Estado Islâmico, nesta sexta-feira (15), deixou 41 mortos e dezenas de feridos em uma mesquita xiita localizada na cidade de Kandahar, feudo dos talibãs no sul do Afeganistão.
Uma série de explosões arremeteram a mesquita de Fatemieh, no centro da cidade, durante as orações do meio-dia no dia de descanso da semana para os muçulmanos.
De acordo com o Estado Islâmico do Khorasan (EI-K), dois homens-bomba se explodiram em partes distintas do local. Outro ataque similar deixou mais de 100 mortos na província de Kunduz, no dia 8 de outubro.
"O primeiro homem-bomba detonou seu colete com explosivos em um corredor da mesquita, enquanto o segundo detonou seu colete no centro da mesquita", afirmou o grupo terrorista em comunicado.
De acordo com Maulvi Mehmood, chefe da polícia talibã no município, "todos os serviços de segurança estão trabalhando para encontrar os envolvidos e puni-los". Além disso, ele afirma que "no futuro, temos a intenção de nos responsabilizarmos por todos esses locais de culto com a mobilização de guardas".
Nas últimas semanas, os ataques do Estado Islâmico ao Afeganistão, após a tomada de poder do Talibã, foram intensificados ainda mais, tendo como alvo também a minoria xiita afegã.
"Estamos tristes por saber da explosão em uma mesquita da irmandade xiita no primeiro distrito da cidade de Kandahar, na qual alguns de nossos compatriotas foram martirizados e feridos", afirmou o porta-voz do Ministério do Interior, Qari Sayed Khosti, por meio das redes sociais.