• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Ataque reivindicado pelo Estado Islâmico deixa 41 mortos em mesquita xiita no Afeganistão
Mundo

Ataque reivindicado pelo Estado Islâmico deixa 41 mortos em mesquita xiita no Afeganistão

Explosões aconteceram durante oração nesta sexta-feira (15)

Por Da Redação
Ás

Ataque reivindicado pelo Estado Islâmico deixa 41 mortos em mesquita xiita no Afeganistão

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Um atentado suicida reivindicado pelo Estado Islâmico, nesta sexta-feira (15), deixou 41 mortos e dezenas de feridos em uma mesquita xiita localizada na cidade de Kandahar, feudo dos talibãs no sul do Afeganistão.  

Uma série de explosões arremeteram a mesquita de Fatemieh, no centro da cidade, durante as orações do meio-dia no dia de descanso da semana para os muçulmanos. 

De acordo com o Estado Islâmico do Khorasan (EI-K), dois homens-bomba se explodiram em partes distintas do local. Outro ataque similar deixou mais de 100 mortos na província de Kunduz, no dia 8 de outubro. 

"O primeiro homem-bomba detonou seu colete com explosivos em um corredor da mesquita, enquanto o segundo detonou seu colete no centro da mesquita", afirmou o grupo terrorista em comunicado. 

De acordo com Maulvi Mehmood, chefe da polícia talibã no município, "todos os serviços de segurança estão trabalhando para encontrar os envolvidos e puni-los". Além disso, ele afirma que "no futuro, temos a intenção de nos responsabilizarmos por todos esses locais de culto com a mobilização de guardas".

Nas últimas semanas, os ataques do Estado Islâmico ao Afeganistão, após a tomada de poder do Talibã, foram intensificados ainda mais, tendo como alvo também a minoria xiita afegã. 

"Estamos tristes por saber da explosão em uma mesquita da irmandade xiita no primeiro distrito da cidade de Kandahar, na qual alguns de nossos compatriotas foram martirizados e feridos", afirmou o porta-voz do Ministério do Interior, Qari Sayed Khosti, por meio das redes sociais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.