Atores que se passam por médicos em vídeos roteirizados para vender 'produtos milagrosos' são ouvidos pela polícia
Caso foi denunciado à Polícia Civil e ao Ministério Público de São Paulo
Foto: Reprodução
Os atores investigado por interpretarem médicos em produções roteirizadas na internet para vender produtos que prometem resultados milagrosos foram ouvidos pela Polícia Civil de São Paulo.
Segundo as investigações, os vídeos têm a intenção de parecer reais, já que não incluem um alerta ao internauta informando que se trata de uma encenação.
As denúncias chegaram ao Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp). O órgão, então, pediu via ofício que a Polícia Civil e o Ministério Público apurassem a situação. Em 5 de agosto, o Ministério Público concordou que a Polícia Civil abrisse um inquérito policial.
Um dos atores, Fernanda Padilha, aparece em vídeos como Roberta Damasceno”, “Roberta Zanetti” e “Maria Fernandez”, se passando por oftalmologista, ginecologista e farmacêutica. Ela foi ouvida pela Polícia Civil na capital paulista nesta terça-feira (22).
No depoimento à polícia, Fernanda contou que é atriz há 23 anos e que faz propagandas comerciais. Sobre o material encaminhado à investigação com sua imagem, ela afirmou que trabalhou para três empresas e interpretou três papéis:
"Roberta Damasceno": Padilha disse que interpretou a médica Roberta e esse anúncio foi veiculado na internet. Ela alegou que a responsabilidade, nesse caso, foi do contratante, que deveria ter colocado um aviso que se tratava de personagem fictícia.
"Roberta Zanetti": sobre a personagem "Roberta Zanetti", uma pesquisadora, a atriz informou à investigação que foi contratada pela empresa para anunciar um suplemento natural para a visão, o “VisiControl".
"Maria Fernandez": sobre a personagem Maria, Fernanda Padilha comentou que foi paga para falar sobre o suplementou GotasFlux, e argumentou que “todos esses produtos são suplementos naturais, que sua profissão é atriz e nunca divulgou os vídeos”.
O outro ator é Rodrigo Gonzales, ele aparecia nos vídeos como urologista e falava sobre um aplicativo e o “truque do pepino”, que seria um “segredo para a infertilidade”.
Ele contou à polícia que eventualmente faz trabalhos para a área artística e tinha sido contratado para fazer um anúncio, como ator, para um aplicativo e que “não sabia a finalidade”.
No material, ele interpretou um especialista em urologia. Durante uma entrevista fictícia, ele lembrou que “falou bastante sobre os benefícios do pepino para a saúde”, assim como passou dicas de como o pepino pode ser bom para ereção masculina.
Ao fim do vídeo, ele dizia que "para mais dicas como essa basta clicar no link abaixo". “O declarante foi contratado, e afirmou que nunca divulgou tal propaganda”, finalizou.