Atual campeã olímpica da maratona aquática, Ana Marcela vai defender ouro em Paris
A nadadora brasileira Viviane Julgblut também garantiu a classificação
Foto: Divulgação/Comitê Olímpico do Brasil
A atual campeã olímpica da maratona aquática, a brasileira Ana Marcela Cunha, está confirmada para defender o ouro em Paris. A vaga foi conquistada com a quinta colocação no Campeonato Mundial de Doha (Qatar), em uma prova realizada neste sábado (3). Além dela, Viviane Julgblut também garantiu a classificação, beneficiada por ter duas francesas à frente.
No total, estavam em jogo 13 vagas, mas o grupo poderia ter sido ampliado para 15 (G15) se as duas já classificadas — a alemã Leonie Beck e a norte-americana Katie Grimes — tivessem terminado entre as 13 primeiras, o que não ocorreu. Dessa forma, Viviane terminou a prova em 14º lugar e lamentou não poder ir a Paris.
Ela, porém, conquistou a vaga, porque duas francesas terminaram à frente dela, na zona de classificação, e o país já tinha uma vaga por ser país sede. Assim, um desses passaportes foi realocado para a próxima classificada do Mundial. O pódio teve vitória da holandesa Sharon van Rouwendaal com a medalha de ouro, em chegada apertada contra a espanhola Maria de Valdes, prata, 0s1 atrás, e a portuguesa Angélica André, bronze por 1s3.