Senado debate a influência das notícias falsas
O evento marcará lançamento de aplicativo para avaliar conteúdo da mídia

Foto: Agência Brasil
Uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) vai debater a influência das notícias falsas nesta segunda-feira (10). O objetivo é o lançamento do aplicativo Eu Fiscalizo, em que os usuários avaliem conteúdos veiculados nos meios de comunicação e entretenimento.
As denúncias de conteúdos veiculados nas TVs, espetáculos e cinema serão enviadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) à Coordenação de Política de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça. Já os conteúdos inapropriados divulgados em publicidade serão encaminhados ao Instituto Alana.
Participarão do evento a coordenadora de Políticas de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça, Patricia Grassi Osorio; a pesquisadora da Fiocruz e autora do aplicativo Eu Fiscalizo, Claudia Pereira Galhardi; a representante do Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social, Marina Pita; a representante do Instituto Alana, Lívia Cattaruzzi; o diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz, Rodrigo Murtinho; o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fiocruz, Hermano Albuquerque de Castro; e a pesquisadora, coordenadora científica e supervisora do projeto de pesquisa, Maria Cecília de Souza Minayo.