Augusto Aras afirma que PGR está atuando para desbloquear as rodovias
Procurador-Geral da República fala em empenho para preservar a liberdade de expressão de forma pacífica
Foto: Agência Brasil
O procurador-geral da República, Augusto Aras, declarou nesta terça-feira (1º) que está atuando para desbloquear as vias que estão paralisadas por manifestações de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que contestam o resultado das urnas. Aras afirmou ainda que está empenhado para preservar a liberdade de expressão de forma pacífica e ordeira.
“Nós do Ministério Público Brasileiro estamos empenhados na preservação da liberdade de expressão de forma pacífica e ordeira em locais públicos, como diz a Constituição. Para isso, temos envidado todos os esforços no sentido de buscar decisões judiciais em todo o Brasil para que as rodovias sejam liberadas, preservando-se o abastecimento, a ordem econômica e a liberdade de ir e vir de todos os brasileiros e brasileiras”, afirmou.
A declaração foi feita depois que 200 integrantes do Ministério Público Federal, e 30 subprocuradores-gerais liderados por Aras, cobrar um posicionamento da PGR para agir nas manifestações pelo país.
Os subprocuradores-gerais afirmaram ainda que a suposta omissão do presidente Jair Bolsonaro, pode “ter relevância penal” e configurar “outros crimes correlatos”.