Austrália adota importante medida relacionada ao futebol feminino
O acordo foi divulgado de maneira oficial pela Federação de Futebol da Austrália na última quarta (6)
Foto: Getty Images
As jogadoras da seleção feminina de futebol da Austrália receberão o mesmo salário que os colegas homens. O acordo foi divulgado de maneira oficial pela Federação de Futebol da Austrália (FFA, na sigla em inglês) na última quarta-feira (6). Elas terão inclusive condições igualitárias de trabalho e viajarão apenas de classe executiva para os jogos.
A Federação dá direito a 24% da receita comercial, incluindo dinheiro compartilhado fruto de direitos televisivos, vendas de ingressos ou produtos, etc aos atletas, e agora metade ficará com a equipe masculina e metade com a feminina, não interessando qual arrecade mais. Os mesmos direitos também serão válidos para premiações de torneios. A conquista das atletas foi garantida após convenção coletiva assinada nesta quinta (6) e com validade para os próximos quatro anos.
O debate envolvendo pagamentos igualitários cresceu após o Mundial Feminino de 2019. Craques e campeãs mundias norte-americanas como Megan Rapinoe e Alex Morgan protestaram contra a desigualdade relacionado ao que elas recebem e que os homens ganham. Rapinoe, inclusive, já havia processado a Federação dos Estados Unidos pelo tema.