Política

Autor de PL do aborto diz que retira projeto se Psol recuar em assistolia

Sóstenes Cavalcante ainda considerou adiar votação na Câmara dos Deputados

Por Da Redação
Ás

Autor de PL do aborto diz que retira projeto se Psol recuar em assistolia

Foto: Câmara dos Deputados/Pablo Valadares

Após sugerir que o Projeto de Lei (PL) do Aborto visa “testar” o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante do eleitorado evangélico, o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), autor da proposta, afirmou que considera a possibilidade de retirá-la. No entanto, ele ressaltou que isso só ocorreria se o Psol recuasse na ação movida no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a assistolia fetal.

“Se o Psol retirar a ação, posso retirar o projeto. Claro que tenho que conversar com os demais autores”, disse o parlamentar bolsonarista em entrevista ao UOL. “Só fizemos o projeto por causa dessa ação”, completou.

O processo citado pelo deputado é uma ação movida pelo partido de esquerda, que solicita a suspensão de uma decisão do Conselho Federal de Medicina (CFM). Essa decisão proibiu a assistolia fetal, uma técnica recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na qual substâncias são usadas para interromper os batimentos cardíacos do feto antes de um aborto legal.

Votação adiada na Câmara

O autor do projeto que equipara o aborto após a 22ª semana ao crime de homicídio, Sóstenes Cavalcante, também mencionou que parte da bancada evangélica concordou que a análise no plenário poderia ser adiada para o fim do ano, após as eleições municipais.

Após a repercussão negativa, o parlamentar destacou que existe urgência para que a proposta seja colocada em pauta.

Leia também: MDB Mulher se manifesta contra PL do Aborto e defende os direitos das vítimas de violência

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.