Tecnologia

Avast anuncia fechamento de subsidiária

Empresa vendia dados coletados de usuários

Por Da Redação
Ás

Avast anuncia fechamento de subsidiária

Foto: Divulgação/Avast

A fabricante de antivírus Avast anunciou o fechamento da Jumpshot, subsidiária que atuava no mercado de dados de navegação com fins de marketing e tendências.

A decisão aconteceu somente dois dias após a publicação de uma reportagem dos sites "Motherboard" e "PCMag" detalhar de que forma os dados dos usuários do antivírus da Avast chegavam à Jumpshot para serem vendidos por milhões de dólares para outras empresas.

O antivírus da Avast é oferecido de forma gratuita, e por isso, possui uma grande base de usuários. A Jumpshot prometia informações sobre "todos os cliques, todas as buscas, todas as compras, em todos os sites" de mais de 100 milhões de dispositivos.

A medida foi assinada por Ondrej Vlcek, CEO da Avast. O executivo afirma ter chegado a conclusão, quando assumiu o cargo há sete meses, que a coleta de informações "não está alinhada com as prioridades de privacidade da companhia em 2020".

Embora os usuários pudessem escolher ceder essa informação, o compartilhamento era ativado por uma solicitação durante a instalação. Antes de finalizar as operações da Jumpshot, a empresa tinha intenção de conseguir sinal positivo dos usuários para prosseguir com a coleta, o que tinha previsão para ocorrer em fevereiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.