• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Bahia articula uso do antigo Porto da Ford para escoamento da produção da BYD, diz Augusto Vasconcelos

Bahia articula uso do antigo Porto da Ford para escoamento da produção da BYD, diz Augusto Vasconcelos

Secretário do Trabalho confirma tratativas com a montadora

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Bahia articula uso do antigo Porto da Ford para escoamento da produção da BYD, diz Augusto Vasconcelos

Foto: Farol da Bahia

O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Augusto Vasconcelos (PCdoB), confirmou nesta quinta-feira (10) que o governo do estado está em tratativas com a BYD para viabilizar a utilização do antigo Porto da Ford, em Camaçari, como ponto estratégico de escoamento da produção da montadora chinesa. A expectativa, segundo Vasconcelos, é que a licitação para a concessão da área ocorra ainda este ano.

Em entrevista, o secretário destacou que há “convergência de interesses” entre o governo e a BYD, já que a estrutura do porto está apta a atender à demanda da nova fábrica de veículos elétricos, cuja operação será instalada no antigo complexo da Ford. Ainda assim, ele enfatizou que o processo será conduzido por meio de licitação pública, aberta a qualquer empresa interessada.

“Aquele porto tem uma função estratégica para o novo polo industrial. Evidente que há diálogo com a BYD, que tem interesse, mas o processo seguirá todos os trâmites legais”, afirmou Vasconcelos.

O secretário também pontuou que o projeto se insere em um contexto mais amplo de investimentos na indústria baiana, incluindo a retomada da indústria naval, novos empreendimentos nos setores de mineração, fruticultura, turismo e energia, além da chegada de refinarias privadas.

Segundo Vasconcelos, a qualificação da mão de obra é um pilar essencial para sustentar esse novo ciclo de desenvolvimento. Ele informou que, até o fim do ano, mais de 50 mil baianos terão sido capacitados em áreas estratégicas por meio de programas estaduais em parceria com o Ministério do Trabalho.

“Atrair grandes investimentos exige, necessariamente, um esforço coordenado de capacitação. Queremos garantir que os trabalhadores baianos estejam prontos para ocupar essas vagas e que essas oportunidades gerem renda para as famílias daqui”, concluiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.