Bahia estuda aumentar uma hora no Ensino Médio Estadual em 2020
Grade de 800 horas passaria a ser de 1000 horas no ano
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
No intuito de melhorar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio da rede Estadual da Bahia, a Secretaria de Educação vai aumentar, por dia, uma hora na grade escolar, que passará de 800 horas por ano, para 1000h/ano. A mudança está prevista na Lei nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma modificação na estrutura do ensino médio em todo o país.
O subsecretário da Educação, Danilo Souza, tem como parâmetro os alunos que têm melhores resultados em outros países, sobretudo, que passam maior parte do tempo na escola. Apesar de que a mudança ainda estar em estudo, o prazo para a definição está prevista para o mês de novembro.
A professora e doutora Universidade Estadual da Bahia (uneb), Rosemary Oliveira, defende que a capacitação dos professores é de extrema importância, e que é preciso repensar como essas disciplinas estão sendo trabalhadas nas escolas.
O levantamento Anuário da Educação, divulgou através do movimento Todos pela Educação, em parceria com a Editora Moderna, que apenas 4,7% dos estudantes desse ciclo de ensino têm proficiência adequada em Matemática, e que o número de professores não licenciados em exatas, e que lecionam Matemática, ainda é significativo, o que reflete no aprendizado dos estudantes.
Ainda de acordo com a pesquisa, a Bahia é o 5º estado que menos investe por estudante, onde são gastos cerca de R$ 3 mil por aluno. De acordo com a SEC o aporte financeiro por aluno é menor na Bahia, em comparação com os outros estados.