Bahia e outros 15 estados têm 4 meses para emitir nova carteira de identidade
Novo documento tem número do CPF como registro único e válido para todo o país
Foto: Divulgação
A Bahia e outros 15 estados brasileiros têm quatro meses para começar a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Em março, o governo federal prorrogou o prazo para que todos os estados estejam aptos a emitir a carteira. Com isso, os institutos de identificação estaduais terão até 6 de novembro para se adequar.
Com o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o país, o documento não tem mais o número do Registro Geral (RG), que deixará de existir. A adesão ao novo modelo começou em julho de 2022 no Rio Grande do Sul.
Atualmente, 12 estados já emitem o documento. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, já foram emitidas 962.749 CINs nos 12 estados que já aderiram ao programa. Mais de 700 mil foram baixadas por meio do gov.br, a plataforma de serviços públicos do governo federal.