• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Bahia recebe do Ministério da Saúde caixas com 65 mil doses de vacina contra Covid-19

Bahia recebe do Ministério da Saúde caixas com 65 mil doses de vacina contra Covid-19

Novo lote é do imunizante indiano Serum, já é usado nos Estados Unidos e no Reino Unido

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Bahia recebe do Ministério da Saúde caixas com 65 mil doses de vacina contra Covid-19

Foto: Divugação / Saúde GovBA

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) recebeu do Ministério da Saúde (MS), esta semana, 65 mil doses de vacina contra a Covid-19. As novas caixas são do imunizante indiano Serum, que já é utilizado em países do norte global como Estados Unidos e Reino Unido e será compartilhado no Brasil pela primeira vez.

Para as cidades baianas e Núcleos Regionais de Saúde, a retirada da vacina, tem sido feita segundo agendamento prévio. O informe técnico do planejamento de vacinação em combate a Covid-19 foi postado no final de semana (7/8) e o MS está fazendo o Webinário nesta terça-feira (10), para qualificação das equipes de imunização. 

A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, realçou a importância da atuação com o governo federal, Estado e municípios no enfrentamento à Covid-19. “Em parceria com a União, o Governo do Estado vem trabalhando para que os problemas relacionados à Covid fiquem no passado. Para isso, precisamos também do empenho dos municípios e da conscientização do povo baiano sobre a importância da vacina”, afirmou.

Aceita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo a que mais recebe modificações, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Serum possui benefícios comparado a outros imunizantes, a exemplo do maior tempo de validade, além de procedimentos mais acessíveis de transporte e conservação.

No Brasil, o imunizante será aplicado em maiores de 12 anos, paralelamente as crianças com menos de 12 anos serão imunizadas com a vacina multidose da Moderna ou Pfizer.

Governo Federal comprou a vacina indiana em um leilão de 69 milhões de doses, assegurando estoque por dois anos. As entregas serão feitas pelo MS variando com a procura da população. A previsão é partilhar 5 milhões de doses até o final de 2024.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário