Bahia recebe I Festival de Samba Tradicional
Evento acontece dia 23 de outubro em Mairi e terá transmissão on line
Foto: Reprodução
A cidade de Mairi, localizada na Mesorregião do Centro-Norte Baiano, entre Várzea da Roça e Baixa Grande, será palco do I Festival de Samba Tradicional da Bahia, o Chula Amarrada, no próximo dia 23, às 15 horas, reunindo sambadores do Sertão e do Recôncavo, que apresentarão sambas autorais compostos em uma homenagem à Independência da Bahia. O evento inédito será exclusivamente transmitido ao vivo pelo canal do IBEC (Instituto Baiano de Educação e Cultura) no Youtube.
Idealizado pelo músico, compositor, poeta, palestrante e pesquisador da música popular brasileira, Del Irerê e acatado pelo grupo “OS AMANTES DO SAMBA”, o objetivo do festival de samba tradicional da Bahia é despertar a criatividade dos compositores de chula e homenagear demais sambadores do estado, abordando o tema “Independência da Bahia”, contar um pouco a história do Brasil através do samba, divulgar essa cultura musical e sua origem africana, tão desprovida da força da grande mídia.
O samba de roda, samba rural, samba de caboclo ou cantoria de chula, assim popularmente conhecido na Bahia, não deixa morrer uma história belíssima contada em verso e prosa em nosso cancioneiro popular e que se confunde com as tradições seculares do Brasil, sobretudo a influência da cultura africana e europeia trazida pelos nossos ancestrais que, por força da escravidão imposta pela coroa portuguesa, tiveram seus guetos alicerçados em municípios como Cachoeira, São Félix e Muritiba, Maragogipe, Nazaré e outros do Recôncavo baiano.
Além de Bel Modesto, Gildásio da Barra, D. Binu, João e Zé Cabinho, dentre outros que serão lembrados durante o evento, estarão presentes nomes já reconhecidos no universo da cultura popular como mestre Bule-Bule, que ministrará uma palestra sobre sua trajetória e vivência com os sambadores do sertão e do Recôncavo e o mestre Silvano Pereira, autor de mais de trezentas chulas, cantadas por grande parte dos sambadores do sertão baiano.