• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Bahia registra queda de 7,3% nas mortes violentas no 1º semestre de 2025, aponta SSP

Bahia registra queda de 7,3% nas mortes violentas no 1º semestre de 2025, aponta SSP

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, estado foi o mais violento no ano passado, em números absolutos

Por Da Redação
Às

Atualizado
Bahia registra queda de 7,3% nas mortes violentas no 1º semestre de 2025, aponta SSP

Foto: Alberto Maraux

A Bahia registrou queda de 7,3% nas mortes violentas durante os seis primeiros meses de 2025, frente o mesmo período de 2024, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA), nesta terça-feira (29).

O levantamento leva em consideração casos de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte. A SSP-BA não informou os números absolutos analisados, ou seja, quantos casos foram registrados durante o semestre.

• Bahia é o 2º estado mais violento do país e concentra 5 das 10 cidades mais letais, aponta Anuário da Segurança
• Bahia lidera número de mortes causadas por policiais em 2024, aponta Anuário da Violência

Em Salvador, capital do estado, houve uma redução de 16,6%, na comparação com o ano anterior. Em números absolutos foram registrados 398 casos este ano, contra 477 no ano de 2024.
Já as cidades da região metropolitana fecharam o semestre com diminuição de 8,4%; e os municípios do interior com redução de 4,1%.

Dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública apontam que, em média, 11 pessoas morrem todos os dias vítimas de homicídio na Bahia, com base nos 678 homicídios registrados nos dois primeiros meses de 2025. 

Anuário de Segurança

Segundo dados apresentados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), na última quinta-feira (24), a Bahia foi o 2º estado mais violento do Brasil em 2024, com uma taxa de 40,6 mortes por 100 mil habitantes. 

Em números absolutos, a Bahia lidera o ranking. Apesar disso, o estudo revelou uma diminuição de 8,4% no número de mortes violentas no estado em comparação a 2023. 

Das 10 cidades mais violentas do país, 5 estão na Bahia: Jequié na vice-liderança, seguida por Juazeiro e Camaçari. Abaixo está Simões Filho, em 7º lugar, e Feira de Santana, em 10º. Segundo o estudo, os municípios baianos sofrem com disputas de facções pelo controle do tráfico de drogas

O estado também desponta como o que mais registrou mortes causadas por policiais, pelo terceiro ano seguido. Foram 1.556 homicídios, o que representa uma queda de 8,6% na comparação com o ano de 2023, quando 1.700 casos foram reportados.

LEIA TAMBÉM:

• Em meio à crise na segurança pública, polícias redefinem comandos em departamentos na BA; especialistas apontam necessidade de mudanças das posturas
• Ministério da Justiça identifica 88 organizações criminosas no Brasil; Bahia é o estado com mais facções
• Jequié deixa de ser cidade mais violenta do país e se torna a com maior letalidade policial
• A cada sete horas, uma pessoa negra foi morta pela polícia na Bahia, aponta levantamento

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Bernadete de Lourdes Farias Espinoza
Gozado que as 'estatísticas' da SSP contrastam com a sensação de insegurança que domina não só os baianos, como é assunto em outros lugares. Em João Pessoa, Recife e Olinda, por onde andei neste mês de julho, era só falar que moro em SSA e lá vinham os comentários sobre a insegurança na Bahia.

Faça seu comentário