• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Bahia registrou mais de 3.400 mortes por pneumonia em 2024; média é de 11 mortes por dia

Bahia registrou mais de 3.400 mortes por pneumonia em 2024; média é de 11 mortes por dia

Os municípios mais afetados são Salvador (677), Vitória da Conquista (116) e Feira de Santana (100)

Por Da Redação
Ás

Bahia registrou mais de 3.400 mortes por pneumonia em 2024; média é de 11 mortes por dia

Foto: Divulgação/Pró-Saúde

A Bahia registrou, em média, 11 mortes diárias por pneumonia em 2024. Os dados foram coletados até o dia 30 de outubro deste ano, por meio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nos dados constam 3.442 óbitos por conta da enfermidade. Salvador é o município com maior número de mortes, foram 677, seguido de Vitória da Conquista, 166, e Feira de Santana, 100.

Nesta terça-feira (12), é celebrado o Dia Mundial da Pneumonia, data registrada com o intuito de conscientizar a população sobre a enfermidade. A pneumonia é causada por agentes infecciosos que invadem o corpo e inflamam o pulmão, como é o caso das bactérias, vírus e fungos. A infecção por bactéria costuma ser mais graves entre as pessoas previamente sadias, enquanto a contaminação por fungo, que é muito grave, costuma ser mais presente em pessoas com problemas sérios, como o câncer.

Entre os óbitos por pneumonia registrados na Bahia, o tipo mais comum é o que o micro-organismo responsável pela infecção não é especificado, isso ocorreu em 80,6% das ocorrências, 2.775 casos. Em seguida, vem a pneumonia bacteriana, que contabilizou 18,6% dos casos, 641 registros.

Os homens representam pouco mais da metade dos casos, cerca de 51,2%. Entre as 3.442 ocorrências, 1.764 foram acometidas pelo sexo masculino, enquanto as mulheres contabilizaram 1.678 registros (48,8%).

Confira os sintomas da enfermidade, divulgados pela Biblioteca Virtual em Saúde:

febre alta;
tosse;
dor no tórax;
alterações da pressão arterial;
confusão mental;
mal-estar generalizado;
falta de ar;
secreção cor amarelada ou esverdeada;
toxemia (danos provocados pelas toxinas carregadas pelo sangue);
prostração (fraqueza).
 
A partir da duração dos sintomas por um período prolongado ou a recuperação seguida de uma piora no quadro patológico, torna-se necessário realizar uma visita ao hospital, para realizar o diagnóstico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário