Bahia retoma primeiro lugar no Brasil na geração de energia eólica, diz SDE
Atualmente, o estado conta com 227 parques eólicos em operação

Foto: Paula Fróes/GOVBA
A Bahia retomou a liderança nacional na geração de energia eólica com 32,16% da produção, segundo os dados de março de 2022, da Câmara de Comercialização. As informações ainda constam nos Informes Executivos de Energia Eólica e Solar produzidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
De acordo com a SDE, a geração de energia eólica é influenciada por fatores como sazonalidade, clima, vegetação e características topográficas.
A usina Ventos do Santo Abraão, que fica em Morro do Chapéu, por exemplo, atingiu 73,1% em março deste ano. Em fevereiro, o mesmo parque atingiu 54,9%.
Atualmente, a Bahia conta com 227 parques eólicos em operação, com 5,9 GW de potência instalada, que investiram R$ 23 bilhões e geraram mais de 89 mil empregos na fase de construção em toda cadeia produtiva.
Outros 176 parques, que estão em construção e com construção prevista, terão capacidade instalada de 5,8 GW, preveem investir R$ 24 bilhões e gerar aproximadamente 89 mil empregos na fase de construção em toda cadeia produtiva.


