• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Banca anula questão polêmica que chamava PMs de ‘milicianos’ em prova de concurso da Polícia Civil
Brasil

Banca anula questão polêmica que chamava PMs de ‘milicianos’ em prova de concurso da Polícia Civil

Uso do termo em uma das questões provocou reações do comando da Polícia Militar de Goiás

Por Da Redação
Ás

Banca anula questão polêmica que chamava PMs de ‘milicianos’ em prova de concurso da Polícia Civil

Foto: Reprodução/Instagram do Coronel André Henrique

Após polêmica e repercussão negativa, o Instituto AOCP, banca responsável pela realização do concurso para escrivão da Polícia Civil de Goiás, decidiu pela anulação de uma questão da prova aplicada no dia 15 de janeiro que se referia a policiais militares como “milicianos”.

Segundo a banca, a decisão foi baseada no fato do enunciado “trazer contextualização e termo inadequados para o ambiente das forças de segurança”, considerando o sentido que o termo tem atualmente.

O termo foi utilizado seguindo o verbete presente em dicionários, que indicam milicianos como sendo um conjunto de forças militares, tropa ou organização militar. No entanto, o termo carrega consigo outro significado sendo atribuído a policiais que cometem crimes.

Para o coronel André Henrique o episódio foi uma ofensa gratuita e segundo ele o mínimo seria uma "severa retratação". “Nos ofendem gratuitamente, e devem, ao mínimo, uma severa retratação. Isso, entretanto, não eximirá a busca do caminho judicial, para que não mais subjuguem não só a PMGO, mas todos aqueles, policiais militares homens e mulheres, que pelo país afora, prestam serviços com seu próprio suor e sangue em benefício da preservação da ordem pública”, escreveu ele, em uma rede social.

Em comunicado divulgado na última semana, o AOCP informou aos candidatos que em relação aos recursos interpostos, “a questão será anulada por trazer contextualização e termo inadequados para o ambiente das forças de segurança, considerando o sentido que, na atualidade, a mídia e as redes sociais (meios de comunicação em geral) têm conferido ao vocábulo utilizado na elaboração da questão”.

“Assim, a pontuação desta questão será atribuída a todos os candidatos, inclusive aos que não tenham interposto recurso. Portanto, recurso deferido”, concluiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário