Banco Central autoriza quatro empresas para operar com o cadastro positivo
As empresas precisam ter um patrimônio líquido mínimo de R$ 100 milhões
Foto: Divulgação/BC
Hoje (11), o Banco Central concedeu o registro de gestor de banco de dados para quatro empresas, que agora poderão operar com o cadastro positivo. São elas, Boa Vista Serviços, Quod Gestora de Inteligência de Crédito, Serasa e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
O BC havia divulgado a resolução nº 4.737 em julho - mesmo mês em que foi publicado o decreto 9.936, que definiu as exigências mínimas para operar o cadastro positivo -, estabelecendo as medidas para o fornecimento, pelas instituições financeiras, de informações de adimplemento de pessoas físicas e jurídicas aos birôs de créditos para a formação do cadastro positivo.
Entre as exigências, os birôs terão de indicar dois diretores, um responsável pela gestão de dados e outro pela segurança da informação. Eles terão de provar sua “capacidade técnica” e os birôs precisam ter “reputação ilibida”.
As empresas precisam ainda ter um patrimônio líquido mínimo de R$ 100 milhões, e devem demonstrar capacidade de desenvolver um programa de gestão de vulnerabilidade e prevenção de vazamentos.