Economia

Banco Central autoriza quatro empresas para operar com o cadastro positivo

As empresas precisam ter um patrimônio líquido mínimo de R$ 100 milhões

Por Da Redação
Ás

Banco Central autoriza quatro empresas para operar com o cadastro positivo

Foto: Divulgação/BC

Hoje (11), o Banco Central concedeu o registro de gestor de banco de dados para quatro empresas, que agora poderão operar com o cadastro positivo. São elas, Boa Vista Serviços, Quod Gestora de Inteligência de Crédito, Serasa e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

O BC havia divulgado a resolução nº 4.737 em julho - mesmo mês em que foi publicado o decreto 9.936, que definiu as exigências mínimas para operar o cadastro positivo -, estabelecendo as medidas para o fornecimento, pelas instituições financeiras, de informações de adimplemento de pessoas físicas e jurídicas aos birôs de créditos para a formação do cadastro positivo. 

Entre as exigências, os birôs terão de indicar dois diretores, um responsável pela gestão de dados e outro pela segurança da informação. Eles terão de provar sua “capacidade técnica” e os birôs precisam ter “reputação ilibida”. 

As empresas precisam ainda ter um patrimônio líquido mínimo de R$ 100 milhões, e devem demonstrar capacidade de desenvolver um programa de gestão de vulnerabilidade e prevenção de vazamentos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.